Blaberring

Inteligencia

Uma das nossas maiores armas durante a vida é a nossa inteligência. Acho que com esta afirmação poucos podem discordar, mas o que é de facto esta inteligência? Segundo a wikipedia é a “Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender.”

Penso porém que podemos profundar esta designação um pouco mais, irei por isso verificar a etimologia desta palavra, a sua origem. Descubro que é de origem latina.
Intellecus=>  de intelligere = inteligir, entender, compreender. Composto de íntus = dentro e lègere = recolher, escolher, ler. Ou seja a capacidade de formar ideias após as julgar, criar e entender ideias.
Intelligentia=>   inteligens = inteligente. Intelecção: intus legere actionem = ler dentro da ação, compreender dentro. Ou seja a capacidade de verificar e perceber a causa de certos factos ou acções, capacidade cognitiva e explicativa.
Ok parece que agora temos as bases para perceber de facto este termo, mas não pode deixar de consultar as opiniões de alguns especialistas, de alguns psicologos, vejamos então:

Alfred Binet=> julgamento, bom senso, sentido pratico, capacidade de nos adaptarmos as circunstancias:
Howard Gardner=> Capacidade de resolver problemas;
Lloyed Humphryes=> Capacidade de recolher, adquirir, guardar, comparar e combinar ideias em diversos contextos e situações;
David Wechler=> agregar e utilizar ideias de acordo como ambiente que nos rodeia.
Acho que após esta “contribuição foraçda” por parte destes psicologos, acho que consegui perceber mais ou menos este termo, conseguindo a´te após alguma reflexão criar a minha própria definição

Inteligência é a capacidade que o ser humano dispõe para conseguir compreender as situações que lhe são apresentadas, a partir dai formar ideias e conhecimentos, de modos a aplicar estes mesmos noutras situações de modo a evoluir, apredner com os erros próprios e terceiros de modo a criar conhecimento…ou seja conseguir comparar, cruzar informação e crescer….

Bem acho que posso admitir que este foi um post inteligente

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s