Gamming, Geek, Nintendo, Review, Video Game

Fire Emblem Awakening

Box Art

Antes de começar esta review tenho que confessar umas quantas coisas…. Primeiro; esta é a primeira review que faço em termos de videojogos, Segundo; esta é a minha primeira tentativa seria(ish) de uma review; Terceiro (e final); devido a motivos pessoais nunca pensei que fosse arranjar este jogo. Posto isto e os demais factos vou dar então inicio a review.

Este é o mais recente lançamento de uma já longa serie, e sinceramente o primeiro da mesma que jogo. E foi paixão ao primeiro turno.

Sempre tive uma certa paixão por jogos de estratégia -leia-se pelos jogos, que infelizmente uso quase sempre uma “estratégia” Rambo- especialmente os de turnos, Fire Emblem Awakening (FEA) é por isso um jogo pelo qual me apaixonei!

Visualmente este jogo surpreendeu me completamente, principalmente pela variedade, desde um ambiente 2d (quase ao estilo dos velhos tempos do game boy advance) para ambientes 3d (com a qualidade à qual nos temos habituado com a 3DS) como ai

O “tabuleiro”

nda cutscenes em cell shading/anime. O primeiro e onde se descobra a maior parte do jogo, tanto em termos de menu como o “tabuleiro”, o segundo é onde se vai desenrolar a acção, pois é desta forma que nos são apresentadas tanto as animações como algumas cutscenes, finalmente as animações “animescas”, que estão absolutamente fantasticas, estão reservadas as cutscenes mais importantes.

Em termos de jogabilidade, temos o típico jogo de estratégia por turnos, quase um xadrez com super poderes, com algumas particularidades, que mesmo dentro do género são não só interessantes como inovadoras. Além do tipo “equipar” de armas e do sistema de profissões -ambos bastante bem conseguidos, mas sem muito por onde aprofundar- o sistema de suporte encontra-se imensamente bem conseguido. Que se desenrola em duas frentes em jogo e uma terceira “fora-de-jogo”. Um dos modos de apoio e quando as personagens se encontram lado a lado onde a ajuda é alguma mas não muita, depois  temos os pares uma opção onde os personagens se agrupam como uma equipa (uma equipa de 2….mas mesmo assim uma equipa), sendo o “líder” responsável pelos ataques e o suporte vai contribuir para os status do primeiro e em alguns casos não só contribuir para o ataque como também para a defesa. Tanto o primeiro como o segundo modo de suporte vão ser a base para uma das coisas que me fez apaixonar pelo jogo, as relações entre personagens. Antes de me perder a deambular por todas as razões e mais algumas vou já despachar a parte técnica. o nível de amizade é medido numa escala que vai de “C” a “A” (com ainda um nível extra o “S”) em que sempre que aumentamos o nível o suporte dado aumenta, não só nos status como no numero de status, sendo que uma relação inexistente dá uma pequena ajuda num unico status como uma amizade “A” dá uma grande ajuda em vários status.

Algumas das personagens

Depois temos a amizade “S” que, de certo modo e errado chamar-lhe amizade pois é na verdade casamento….exatamente casamento.

Este é o nível máximo de relação no jogo e só acontece uma vez por personagem, porém nem todas são compatíveis umas com as outras, porém isso já são spoilers e por ai recuso me a entrar. Nesse campo apenas aviso que mais tarde ou mais cedo é possível recrutar para o nosso exercito alguns filhos destes casais, que vão ter uma semelhança muito grande com um dos progenitores.

As personagens são uma parte fulcral do jogo, e o mais engraçado/bonito é o facto de terem profundidade, e acabamos por querer que elas se relacionem, quer amizades quer casamento, e não apenas pelos pontos extra nas batalhas mas para conhecermos os nossos guerreiros. Admito até que acabei por criar favoritos, focando me em treina-los só para os puder usar.

A historia esta bastante interessante e cativante com muitas surpresas pelo caminho e ainda mais se contarmos com as side quests.

Concluindo é um jogo fantástico, direi mais….um jogo obrigatório e um dos melhores actualmente no reportório da 3DS

Nota final: 94%

Tom signin off…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s