Book, Review

“In the Miso Soup” de Ryū Murakami

Paperback, 180 pages Publicado em 2006 pela Bloomsbury (1ªedição 1997) Titulo Original: イン ザ・ミソスープ (In za Misosūpu) ISBN 0747578885 (ISBN13: 9780747578888) Prémios Literários: Yomiuri Prize for Fiction (1997) GoodreadsLink: http://www.goodreads.com/book/show/818118.In_The_Miso_Soup

Vou começar por fazer um pequeno reparo, antes ainda de começar a review. Este foi o primeiro livro que li que se encaixa  no género de terror (pelo menos é assim que esta classificado no Goodreads). Genero do qual sempre me afastei, quer em lvros, jogos e cinema, simplesmente não é um genero que me atraia muito, mas como todos nós sabemos existem excepções “que comfirmam a regra”. In the Miso Soup (não sei se esta publicado em português e caso esteja não conheço o nome) é a minha excepção. Mesmo não sendo grande fan do género já tinha visto filmes de terror e uns quantos tantos de gore e afins, ou seja cenas com sangue e tal não me impressionam por ai além (não fosse eu um gamer….pelo que a sociedade diz somos os mais sangrentos e sedentos homicidas que por ai andam), porém este livro fez me passear do metro a minha casa feito zombie (de olhos colados ao meu querido kobo), pálido, a suar feito mangueira e a lutar contra o vomito. “Mas então porque e que continuaste a ler?”. Olha porque o livro esta extremamente bem escrito, e deixa me acabar a review que pode ser que percebas o porque…

In the Miso soup é um livro que nos põe na prespectiva de Kenji um jovem niponico com cerca de 20 anos, um guia turístico de um bairro de Tokyo, esse bairro, esta pejado de luzes neon e quase todas as lojas estão restritas a menores, nem mais Kenji é um guia turistico na zona “sexual” de Tokyo, mostrando-a, vendendo-a a turistas estrangeiros, principalmente a americanos.

Uns dias antes da passagem de ano recebe um cliente, que tal como nos confessa nas primeiras paginas do livro, “do qual nunca me iria esquecer”. Ao longo de 3 noites penosamente longas vamos acompanhar Frank (o dito cliente) pela parte mas “deslavada” de Tokyo, enqunato vemos que nem todas as suas historias batem certo, Frank tanto se diz como se desdiz….3 noites que iram mudar a vida de Kenji para sempre.

Um livro quase impossível de pousar, mesmo para quem desgosta de terror. Que enquanto vos fara viver também vos mostrara um pouco da cultura japonesa.

Sem duvida um livro 5 estrelas!

Tom signin off

Leave a Reply

